sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sê seguidor do nosso blogue. . .



Aprender a fazer pasta de papel na Ludoteca Gira Sol – Torres Vedras




   No passado dia 8 de Abril, três elementos do grupo (porque um dos elementos não pôde estar presente) dirigiram-se à Ludoteca Gira Sol, em Torres Vedras para fazer uma nova actividade, em que o objectivo era aprender a fazer pasta de papel reciclado.
   Quem nos ensinou a fazer a pasta de papel foi a Sra. Sílvia Abreu (Animadora Sociocultural), a quem agradecemos imenso a sua disponibilidade e simpatia.
   Gostámos imenso de fazer esta actividade e queremos passar a mensegem de que reciclar é muito importante, porque assim estamos a dar uma nova vida ao papel que já não nos é útil e assim não deitamos a baixos mais árvores.
   Aqui ficam os passos para uma nova experiência entre amigos ou familia....

Os procedimentos para fazer uma folha de pasta de papel são os seguintes:
-mergulha-se a “moldura” de madeira com a rede fina dentro do alguidar da pasta de papel
-levanta-se a “moldura”, que irá então conter a pasta no seu interior
-escorre-se a água que ficou em demasia na “moldura”, bem como o papel que ficou a mais caso se veja que a folha irá ficar muito grossa
-com um contraplacado já a jeito e um pano de algodão por cima do contraplacado, está na altura de virar a “moldura” para baixo, de maneira que a folha de papel caia sobre o pano de algodão (a folha não pode estar muito seca nesta etapa porque senão será mais difícil depois retirá-la da “moldura”)
-depois da folha estar sobre o pano de algodão, já com a devida forma rectangular, coloca-se outro pano de algodão por cima da folha, para que este ensope alguma da água que ainda ficou em demasia
-e em cima deste pano põe-se ainda um outro contraplacado, este um pouco mais pesado, para fazer pressão na folha, para que esta fique direita e ensope mais depressa
-e a seguir o último passo é colocar a folha de papel a secar num local arejado, para que esta não ganhe mau cheiro tão depressa

Dicas sobre a realização da pasta de papel:
1.      Quando se coloca o jornal aos pedaços no alguidar convém que a água seja quente, para que este desfaça mais depressa
2.      Temos de ter em atenção o tamanho do alguidar em relação ao tamanho das “molduras”
3.      Para os pedaços de jornal ficarem todos do mesmo tamanho e mais desfeitos, é preferível triturá-los com a varinha doméstica (mas caso a quantidade de papel seja muito avultado, é melhor usar a varinha industrial)
4.      Se se juntar uns pingos de lixívia na água, o papel ficará com uma cor mais branca (no caso de usar o jornal e não pôr pingos de lixívia a cor final será uma espécie de branco sujo ou cinza, devido à tinta contida no jornal)
5.      Se se juntar uns pingos de vinagre na água, ajuda a que o papel não deite mau cheiro durante mais algum tempo
6.      Para se obter papel de outras cores, é necessário usar corantes de cor na água em que está repousado o papel
7.      Depois das folhas secarem pode-se recortá-las ou pintá-las de cores a gosto (com tinta giotto por exemplo)
8.      A pasta de papel pode ser enfeitada com por exemplo folhas secas das árvores, basta que se junte as folhas no alguidar da água onde está o jornal moído
9.      Em vez de folhas de pasta de papel, podemos fazer também figuras/objectos, para fazer as figuras é necessário juntar cola branca ao papel, para que este dê para ser moldado (como na plasticina)
10. Utilidades da pasta de papel: utilizando papeis que já não nos são úteis podemos fazer folhas, postais para datas festivas, bonecos, vasos, etc.
11. Quando o papel reciclado á feito a partir de pedaços de tecido de algodão, e não de jornal, o produto final serão folhas mais macias.


Beijinhos, e comentem as nossas actividades :)