No dia 28 de Março, a turma de Área de Projecto de Geografia C iniciou o visionamento do filme "Avatar" (2009) de James Cameron, no âmbito do tema "Ano Internacional da Floresta - 2011", que está relacionado com o projecto "O Papel", e vai finalizar o visionamento no dia 31 de Março.
Este filme tem uma forte mensagem de defesa e preservação da natureza, e o filme funciona muito bem como metáfora para o mundo de desigualdades em que vivemos.
Enredo:
No ano 2154 d.C., a corporativa humana RDA explora minério em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri, a 4,4 anos-luz da Terra. Os humanos têm o objectivo de explorar em Pandora as reservas de um precioso minério chamado Unobtanium. Parker Selfridge (Giovanni Ribisi), chefe da secção mineira, emprega ex-soldados e ex-fuzileiros como mercenários.
Pandora é habitado por uma espécie de humanóides chamada Na'vi. Medindo quase 3 metros de altura, com cauda, ossos naturalmente reforçados com fibra de carbono e pelo bio luminescente. Os Na'vi vivem em harmonia com a natureza e são considerados primitivos pelos humanos. Eles veneram uma deusa chamada Eywa. Os humanos não são capazes de respirar na atmosfera de Pandora, a qual é rica em dióxido de carbono, metano e amónia. Além disso, não têm uma convivência pacífica com os Na'vi por não entenderem sua cultura de venerar a natureza.
Os pesquisadores humanos coordenados por Dra. Grace Augustine (Sigourney Weaver) criaram o Programa Avatar, híbridos humano-Na'vi geneticamente modificados. Um humano que compartilhe material genético com um Avatar é mentalmente ligado e pode conectar-se através de conexões neurais que permitem o controlo do corpo do Avatar. Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-fuzileiro paraplégico, que vai para Pandora em busca de dinheiro para uma operação que o curaria da paralisia. O irmão gémeo de Jake, Thomas, era um cientista do programa Avatar e ao morrer, Jake é chamado para assumir seu lugar no programa por sua similaridade genética que permitiria compatibilidade com o Avatar do irmão. A equipa de pesquisa deixa que ele participe no programa. Quando Jake está servindo de escolta para Grace e o biólogo Norm Spellman (Joel David Moore) em forma de Avatar, ele é atacado por uma criatura local e se perde do resto do grupo. Na selva, é salvo por uma Na'vi fêmea, Neytiri (Zoë Saldaña). Neytiri inicialmente quer deixar Jake, mas após ele ser coberto por sementes da Árvore da Vida, decide levá-lo para a Casa da Árvore, onde mora seu clã, os Omaticaya.
Quando o Coronel Miles Quaritch (Stephen Lang) sabes da ligação próxima de Jake aos Na'Vi, que está a ser ensinado sobre Pandora por Neytiri, promete-lhe a operação que necessita em troca de convencer os Omaticaya a saírem da Casa da Árvore, que fica sobre uma imensa reserva de Unobtainium. Em três meses, Jake começa a preferir o modo de vida dos Na'Vi, une-se aos Omaticaya e inicia um relacionamento com Neytiri. A sua mudança de lealdade é demonstrada quando Jake ataca máquinas da RDA que vieram destruir a Casa da Árvore. Ao ver o acontecimento, Quaritch desliga Jake do seu avatar, e descobre um vídeo-diário em que Jake diz que os Na'Vi jamais deixarão a região. Isso faz Quaritch ordenar a destruição da Árvore, e Grace discorda, dizendo que afetaria a rede neural bio-botânica de Pandora. Parker Selfridge dá a Grace e Jake uma hora para eles convencerem os Na'Vi a abandonarem a área.
Porém ao revelarem a missão, os Omaticaya consideram Jake e Grace traidores, e aprisionam-nos. Quaritch ataca a Casa da Árvore, matando muitos Omaticaya, inclusive Eytucan (Wes Studi) chefe do clã e pai de Neytiri. Jake e Grace são desconectados dos Avatares e aprisionados junto de Norm. A piloto Trudy Chacon (Michelle Rodriguez), revoltada com as acções recentes, libertam-nos. Na fuga, Grace é baleada por Quaritch. Com a morte de Grace, Jake resolve pedir ajuda aos Omaticaya. Após domar o Toruk, uma criatura que apenas cinco Na'Vi conseguiram domar, Jake voa até a Árvore das Almas, onde os Omaticaya se refugiaram, e pede a ajuda dos mesmos para salvar Grace. Há uma tentativa de transferir a alma de Grace para o seu avatar, mas os ferimentos da cientista são graves demais e acaba por morrer.
Jake e Tsu'Tey (Laz Alonso), o novo líder Omaticaya, usam o Toruk para voar até os diferentes clãs Na'Vi e convencê-los a se juntar em sua luta. Depois, Jake ora para Eywa, pedindo sua ajuda - as tropas de Quaritch planejam destruir a Árvore das Almas. Na batalha que segue, muitos Na'Vi morrem, incluindo Tsu'Tey e Trudy, e a derrota parece próxima, mas então a fauna de Pandora ataca e tira a vantagem da RDA. Jake destrói um bombardeiro, e Quaritch retalia atacando o prédio onde está a cápsula de controlar avatares com o corpo de Jake. Jake é exposto a atmosfera e quase morre, mas é salvo por Neytiri após esta matar Quaritch.
Selfridge e os militares são expulsos de Pandora, mas os Na'Vi deixam os cientistas permanecerem. Os OmaticayaJake torna-se líder dos Omaticaya, e tem a sua alma transferida permanentemente para o seu avatar através da Árvore das Almas.
Sem comentários:
Enviar um comentário